XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:15-1


Oral (Tema Livre)
15-1DO CORPO-CÍBRIDO AO CORPO-SENSORIAL: AS REVERBERAÇÕES ÉTICAS E ESTÉTICAS NAS CARTOGRAFIAS DO CORPO-ARTE NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA਀㰀⼀戀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 瘀愀氀椀最渀㴀琀漀瀀㸀䄀甀琀漀爀攀猀㨀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀㰀甀㸀䴀愀爀椀愀 䄀瀀愀爀攀挀椀搀愀 䐀漀渀愀琀漀 搀攀 䴀愀琀漀猀 㰀⼀甀㸀  ⠀䤀匀䔀刀䨀 ⴀ 䤀一匀吀䤀吀唀吀伀 匀唀倀䔀刀䤀伀刀 䐀䔀 䔀䐀唀䌀䄀윀쌀伀 䐀伀 刀䤀伀 䐀䔀 䨀䄀一䔀䤀刀伀 ⴀ 䘀䄀䔀吀䔀䌀⤀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀戀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀刀攀猀甀洀漀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀戀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀 挀氀愀猀猀㴀琀爀攀猀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀伀 洀甀渀搀漀 渀漀猀  瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀洀攀渀琀攀 渀漀猀猀漀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 漀 洀甀渀搀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀攀渀搀攀洀漀猀   愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 渀漀猀 挀栀攀最愀 瀀攀氀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀⸀ 䌀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 搀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 挀漀椀猀愀猀 挀漀洀 愀猀 焀甀愀椀猀 挀漀渀瘀椀瘀攀洀漀猀 猀漀 猀椀渀琀愀最洀愀猀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀洀漀猀 愀猀 猀攀渀琀攀渀愀猀 焀甀攀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀洀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 最攀猀琀愀氀琀椀挀漀 搀攀猀猀愀 挀漀椀猀愀 焀甀攀 挀栀愀洀愀洀漀猀 ᰀ洠甀渀搀漀ᴀⰠ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀漀洀瀀氀攀砀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 焀甀愀氀 渀漀猀 猀攀爀瘀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 渀漀猀猀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀㨀 漀 挀漀爀瀀漀⸀ Esse enigma, em constante devir, vem sendo observado, estudado, explorado e questionado desde os tempos mais remotos. Há um legado de registros, que data desde o Paleolítico, que nos permite pensar que há anos os seres humanos já se ocupavam do entendimento da nossa natureza, fosse com os aspectos objetivos ou com os aspectos subjetivos. Essa investigação com o passar do tempo e com as transformações ocorridas na capacidade da inteligência estendeu-se para outros domínios — físicos, metafísicos e psicológicos —, adquiriu um sopro, um ânimo (Psyché), e desdobrou-se em duas esferas distintas, porém complementares: a imanência e a transcendência. ਀吀愀渀琀愀猀 昀漀爀洀甀氀愀攀猀 搀漀琀愀爀愀洀 漀 挀漀爀瀀漀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 猀甀樀攀椀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀愀洀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀最攀渀琀攀 愀琀椀瘀漀 攀 瀀愀猀猀椀瘀漀Ⰰ 愀戀爀椀渀搀漀 攀猀瀀愀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀愀洀瀀漀猀 攀瀀椀猀琀攀洀漀氀最椀挀漀猀 愀搀漀琀愀猀猀攀洀 瘀椀猀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 愀漀 搀攀戀愀琀攀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀Ⰰ 猀攀渀猀愀漀Ⰰ 挀漀最渀椀漀Ⰰ 攀洀漀漀Ⰰ 琀椀挀愀 攀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀樀甀最愀渀搀漀ⴀ漀猀 漀甀 搀椀猀琀椀渀最甀椀渀搀漀ⴀ漀猀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀渀搀漀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 栀甀洀愀渀漀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀愀 爀攀氀愀漀 挀漀爀瀀漀ⴀ琀攀洀瀀漀ⴀ攀猀瀀愀漀⸀ As implicações das vozes dessas ciências variaram entre o satisfatório e o insatisfatório no sentido de que muitas vezes os discursos autoritários e maniqueístas negaram a esse corpo o direito do seu estatuto e o reconduziram para patamares aquém da sua natureza, anulando ou suprimindo muitas de suas potencialidades, subjugando-o aos modelos éticos e aos padrões estéticos vigentes. Outras vezes, no entanto, potencializaram esse corpo para além da sua condição física e psíquica naturais, possibilitando-o avançar e ocupar espaços impensáveis, considerando-se a sua condição meramente humana. Essas observações foram registradas pelas diferentes esferas do conhecimento — arte, ciência, religião —, e nos permite um estudo sobre as escrituras desse corpo, e de seu sentido de mundo, em cada tempo, nas dimensões da poiesis e da aisthesis, ratificando e fortalecendo a idéia de que essa leitura acontece à medida que se conecta com os fatores que o envolvem e estabelece com esses uma relação de identificação e de reciprocidade. Esse universo de coisas percebidas, apreendidas e compreendidas institui um corpus sensório-particular, imprimindo-se em suas grafias ao mesmo tempo que se cartografa no espaço. Neste sentido, os sensores que delimitam os fusos e meridianos da relação homem-contorno existencial são o ponto de partida para o fenômeno, onde se conjugam o ético, estético e o poético. Este trabalho busca um estudo cuja proposta está na discussão estética acerca do corpo no contexto da cibercultura, numa compreensão corpo sob diferentes aspectos, num pensamento que seja capaz de colocar em diálogo os distintos vetores que o potencializam, o limitam e o delimitam, privilegiando os fenômenos da imaginação e da percepção, entralizando o debate noas cartografias do corpo contemporäneo.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀