ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:30-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">30-1</td><td><b>MÚSICA NA CABANA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marly Gondim Cavalcanti Souza </u> (UESPI - Universidade Estadual do Piauí) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Um romance, que atinge marcas de vendagem astronômicas, desperta o interesse de estudiosos os mais diversos. Esse é o nosso caso. O objetivo da presente pesquisa, portanto, é demonstrar e caracterizar a presença do código musical, traduzido em palavras e expressões do vocabulário específico do universo sonoro, inscritas no texto literário de A cabana, de William Paul Young. A base teórica reside na relação intersemiótica entre literatura e música, no sentido do confronto do sistema literário com outros sistemas de signos, conforme cita Yves Chevrel, no seu livro La Littérature Comparée (1995, p. 86), respondendo principalmente a questão: como a literatura fala de outras artes e daqueles que a fazem? Ainda este trabalho tem como base a teoria de Jean-Louis Backès, quando propõe tres categorias de obras para a realização de um estudo das relações entre literatura e música, sendo a terceira aquela na qual se enquadra o texto escolhido para análise: "obras literárias que colocam em cena músicos, ouvintes, reais ou fictícios, que descrevem concertos e outras manifestações da vida musical, que evocam obras ou as inventam". A escolha do corpus, o romance de William Paul Young, deve-se ao fato de que após uma primeira leitura já é perceptível o apelo sonoro feito no livro: em todos os capítulos, acrescidos do Prefácio e do Posfácio (realce para este dado), são encontrados itens lexicais pertencentes ao código sonoro. Esse fator foi propulsor para o desenvolvimento deste trabalho.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>