ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:31-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">31-1</td><td><b>Intertextos: imagens e poemas na construção de alguns sentidos para o labirinto</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Mônica Luiza Socio Fernandes </u> (FECILCAM - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este artigo tem como foco a investigação de um elemento arquetípico que sempre suscitou diversas interpretações, o labirinto. Diante de seus inúmeros caminhos e combinações, muitos artistas se detiveram aos seus sentidos relacionados à perplexidade humana diante dos mistérios e das dificuldades da vida. Assim, explorar as suas bifurcações e os seus caminhos tortuosos, representados em manifestações artísticas, tornou-se inspirador para esta pesquisa, na tentativa de descobrir alguns sentidos existentes nas reiterações do elemento labirinto tanto na poética de Mario Quintana como em algumas pinturas relativas ao tema. A metodologia comparativista aqui utilizada, propícia para se verificar aproximações ou distanciamento das artes, tem por base os princípios da Literatura e da Estética Comparadas. Também buscamos apoio na crítica temática de Bachelard que considera os pensamentos subjetivos e a imaginação no estudo das imagens da criação poética e nos estudos sobre a simbologia, desenvolvidos por Chevalier e Gheerbrant. Auxiliam as análises os conhecimentos histórico-literárias sistematizados por Antonio Candido e as noções de intertextualidade que surgem das reflexões de Bakhtin.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>