ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:35-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">35-1</td><td><b>O Cânone e as fronteiras da/na Amazônia: influências, confluências e turbulências do trabalho com a literatura em sala de aula em Roraima</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Roberto Mibielli </u> (UFRR - PPGL/Universidade Federal de Roraima) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho tem como objetivo veicular os primeiros resultados da pesquisa  Literatura e Ensino em Roraima: o cânone e a invenção escolar da Amazônia , financiada pelo CNPq, através do Edital Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de 2009. Mais precisamente este trabalho tem como foco a análise de algumas das questões levadas à sala de aula das Escolas de Ensino Médio Regular de algumas cidades do Estado, dentre elas a própria capital, Boa Vista. As questões que mais especificamente abordaremos neste trabalho são cinco, de um total de trinta e duas, formuladas através de questionário semi-estruturado. De modo geral, indagavam de nossos discentes: O que lêem/ gostam de ler? Que conhecimento literário têm de autores da/na amazônia? Que influências têm tido as literaturas de outros países/etnias nos textos trabalhados em sala de aula? Que tipo de literatura se lê em nossas escolas? E que tipo de trabalho se tem desenvolvido a partir destas leituras? Inicialmente, uma vez tabuladas as respostas, buscou-se, guardadas as devidas proporções, estabelecer parâmetros de comparação entre o que respondiam os alunos das cidades fronteiriças de Bonfim (fronteira com a República Cooperativista da Guiana), de Pacaraima (fronteira com a República Bolivariana da Venezuela) e alunos de outras cidades, como Caracaraí (interior do Estado), Alto Alegre (município que agrega diversas comunidades indígenas) e Boa Vista (capital do Estado), no sentido de verificar se há, principalmente, influências culturais diversas, divergências no modo de ler, no uso didático que se faz dos textos canônico-escolares brasileiros. <b>Palavras-chave:</b> Literatura e Escola, Cânone, Fronteiras, Identidades Amazônicas e Influências Culturais da/na Leitura.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>