ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:42-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">42-1</td><td><b>RESISTÊNCIA, IDENTIDADE E MEMÓRIA EM A ÚLTIMA TRAGÉDIA, DE ABDULAI SILA, AS MULHERES DE MEU PAI E O VENDEDOR DE PASSADOS, DE AGUALUSA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Rosilda Alves Bezerra </u> (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>As diferenças raciais não se constituem como único modo de ser da identidade, pois segundo Hall (2003), sempre se está negociando diferentes tipos de diferenças, por não existir garantia, quando procuramos uma identidade racial essencializada da qual pensamos estar seguros, de que esta sempre será mutuamente libertadora e progressista em todas as outras dimensões. Em <i> Os condenados da terra</i> (1968), Fanon esclarece o papel do negro colonizado que, ao superar o medo imposto pela violência do colonizador, tomando consciência de sua força revolucionária, passa a combater as mazelas desencadeadas pelo capitalismo colonial. Esses aspectos mantêm relações diretas com os eixos mencionados por Hall (2003): o deslocamento dos modelos europeus da alta cultura; o surgimento dos EUA como potência mundial e a descolonização do Terceiro Mundo, marcado culturalmente pelo impacto dos direitos civis e as lutas negras pela descolonização das mentes dos povos da diáspora negra. O objetivo desse trabalho é investigar o contexto diaspórico em <i>A última tragédia</i>, de Abdulai Sila, no período anterior à independência da Guiné Bissau, retratando o cotidiano da capital e do interior de seu país, e dos conflitos entre a mentalidade de colonizador e colonizado. Em termos de construção de identidade e memória analisaremos <i>As mulheres de meu pai</i> e <i>O vendedor de passados</i>, do angolano Eduardo Agualusa, percebendo o modo como essas narrativas recriam a africanidade da diáspora negra através da memória e da identidade, na qual se pode compreender de um outro modo o passado e o presente.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>