ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:54-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">54-1</td><td><b>O CÂNONE REENDEREÇADO: UMA ANÁLISE DO TEXTO CONTO DE ESCOLA, DE MACHADO DE ASSIS, ILUSTRADO POR NELSON CRUZ</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira </u> (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Ricardo Magalhães Bulhões (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Objetiva-se apresentar uma possibilidade de leitura do texto Conto de escola, de Machado de Assis, ilustrado por Nelson Cruz, na qual se considera o papel do leitor deste texto ilustrado, composto pela junção dos discursos: verbal e não verbal. Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão fundamentada pela estética da recepção acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do ilustrador de resgatar um texto canônico e ilustrá-lo, tanto permite ao leitor contato com um texto atraente e lúdico, quanto lhe faculta a ampliação de conhecimentos e de conceitos prévios, por meio do emprego da memória e da interação com a linguagem visual. Norteia a análise desse texto, a concepção de que a leitura literária pode atuar como fator de valoração da identidade do leitor, pois por meio dela, ele é capaz de elevar sua autoestima, pois se reconhece como herdeiro de um patrimônio cultural. Parte-se do pressuposto de que a estratégia adotada por Nelson Cruz, por meio do emprego da ilustração, produziu um reendereçamento no conto de Machado, ou seja, mudou-se o receptor do texto, que passou a ser o infantil e juvenil.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>