ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:69-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">69-1</td><td><b>O LIMITE COMO CENTRO: PARADOXO ROSIANO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Igor Rossoni </u> (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Em certo sentido, pensar nos conceitos de limite e fronteira pode instabilizar o de lugar, como centro polarizador de forças convergentes. Deste modo, ao se tomar a linguagem esteticamente constituída como campo de atuação, quer-se crer que se afine mais ao "status" de limite do que de centro. Assim se menciona, pois o estado de signo motivado faz a palavra cambiar de si em si mesma e a repercutir envolvimentos que em muito ultrapassa o significado determinado que a ordenação convencional lhe atribui. Portanto, se o homem é, por assim dizer, convergência e divergência de ações e pensamentos, a representação das experiências vivenciais por intermédio do verbo assume posição de  travessia , para dispor-se a par ao universo do autor a que aqui se procura enveredar. Nesse sentido, o presente estudo visa a dispor em evidência, paradoxalmente, a aproximação entre limite e centro; realidade/história e para-realidade/estória  "Fita verde no cabelo"  e sentido determinante e fragmentação compositiva dos signos em imagens e sonorizações  "Uns inhos engenheiros"  ; essa engenharia que estrutura e fundamenta a proposição de travessia a que Guimarães Rosa investe.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>