ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:78-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">78-1</td><td><b>Ética e estética do crime: ficção de detetive, noir e hard-boiled</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Julio Jeha </u> (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>As três formas principais de literatura criminal  ficção de detetive, hard-boiled e noir  se caracterizam por princípios éticos e estéticos bem definidos. Todas se desenvolvem num contexto de urbanização e industrialização típico das sociedades europeias e norte-americana de fins do século 19 e início do 20. A ficção de detetive nasce nos contos de Poe, com um investigador de poltrona que resolve um enigma por meio de notícias de jornais, a pedido de um chefe de polícia. Após a Primeira Guerra Mundial e a quebra da bolsa, autores e leitores deixam para trás histórias em que a violência é apenas um jogo de salão e partem em busca de narrativas duras e velozes, com detetives trabalhando ao arrepio da lei: a ficção hard-boiled. Dela se origina a ficção noir, fundamentalmente pessimista, em geral sem detetive e cujo protagonista é um fracassado, quando não um criminoso, que tenta sobreviver nas trevas morais e urbanas. Ainda que se possa delimitar essas características, é mais correto e mais proveitoso considerá-las como aspectos de uma narrativa, visto que uma narrativa pode conter um enigma e aspectos do roman noir, ou ser narrada em estilo hard-boiled ou ser noir e hard-boiled. Ou nem um nem outro, e, mesmo assim, ser ficção criminal.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>