ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:88-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">88-1</td><td><b>Referências intermidiáticas em "Invertendo os papéis", de David Lodge</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>André Soares Vieira </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O romance <i>Invertendo os papéis</i> (<i>Changing Places</i>, 1975), de David Lodge, reúne em sua técnica de composição o entrecruzamento de mídias, como o cinema, com outros gêneros literários (romance epistolar) e extraliterários (notícias de jornal, panfletos e manifestos). Dos seis capítulos de <i>Invertendo os papéis</i>, um é apresentado sob a forma de cartas trocadas pelas personagens, outro por recortes e fragmentos de notícias de jornal, panfletos e anúncios para, finalmente, chegar ao último capítulo escrito segundo a forma de apresentação de um roteiro cinematográfico. O emprego das mais diferentes técnicas oriundas da cultura midiática, aliado ao uso de gêneros já consagrados pela tradição, faz do romance de David Lodge um grande mosaico de referências intermidiáticas. Estamos, portanto, perante uma categoria que se constitui a partir daquilo que Irina Rajewsky denomina de caráter  como se das referências intermidiáticas, uma vez que uma única mídia  o livro  se refere a outras mídias como o roteiro de cinema, as cartas e os anúncios e notícias de jornal sem deixar de ser um livro que apresenta uma história do gênero romance. A partir desse contexto, o presente trabalho objetiva mapear o modo como essas referências implicam um cruzamento de fronteiras genéricas e discursivas que descentram o próprio fazer artístico ao permitirem a inserção de ligações e arranjos inesperados entre componentes narrativos distintos.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>