ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:100-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">100-1</td><td><b>A ROUPA NOVA DO HOMEM MODERNO: EXPRESSÃO DA INDUMENTÁRIA EM A QUEDA DE UM ANJO DE CAMILO CASTELO BRANCO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Rosemary da Silva Granja </u> (UNESA - UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÀCLAM-UERJ - CENTRO LATINO-AMERICANO EM SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Segundo Richard Sennett, no século XIX, o indivíduo se sobrepôs ao homem público confundindo as estruturas do Antigo Regime. A ascensão da burguesia embaralha papéis sociais ao proporcionar a sensação de uma aparente igualdade social que a industrialização promovia pelo acesso a bens de consumo  notadamente a indumentária. Como bem demonstram os estudos de Thorsten Veben, Georg Simmel, Gilda Melo e Souza e Valéria Brandini, pensar as mudanças nas relações sociais e de gênero ocorridas nesse momento é também pensar a moda e os movimentos de sua difusão. Assim, fomos levados a investigar o personagem camiliano à luz da moda oitocentista com suas excentricidades e formalidades na maneira de vestir. Paradigmático, Calisto Elói, de A queda de um anjo, se transforma no autodenominado português do século XIX principalmente através dos hábitos adquiridos pela convivência com a brasileira Efigênia. Sua elegância contrasta flagrantemente com a equivocada exuberância da vestes de outros personagens como os brasileiros torna-viagem. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>