ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:109-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">109-1</td><td><b>Consciência lírica e trabalho na poesia de Orides Fontela</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Alexandre Pilati </u> (UNB - Universidade de Brasília) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este texto apresenta uma leitura da obra poética da escritora brasileira Orides Fontela, importante nome da poesia brasileira do fim do século XX. O objetivo principal dessa leitura é propor uma interpretação das formas literárias de representação do trabalho presentes na poesia da autora. Para isso, estabelecem-se algumas reflexões sobre as relações entre linguagem e consciência, entre a poesia lírica e a sociedade e entre trabalho poético e o trabalho alienado em geral. Assim, será tomada a categoria da  consciência lúcida , presente em inúmeros poemas de diversas fases da obra de Orides Fontela, como condensação de uma espécie de sentimento dilacerado em relação aos limites do trabalho poético. Inicialmente demonstra-se como o trabalho poético exibe-se no texto de Orides Fontela como resultado de uma tensão profunda entre a potência humanizadora da experiência com a palavra e a sua contraface dialética de racionalização coisificante. O desenvolvimento do trabalho espera confirmar a hipótese de que a leitura de diversos poemas de Orides Fontela, nos termos aqui propostos, pode oferecer chaves de compreensão para o tratamento que a poesia brasileira tem dado contemporaneamente à tensão entre o lírico, o não-lírico e o antilírico, no que diz respeito à temática do trabalho.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>