XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:111-1


Oral (Tema Livre)
111-1INCESTO AO VOLANTE: TRAUMA, TRADIÇÃO E TRANSGRESSÃO NA DRAMATURGIA DE PAULA VOGEL
Autores:Sandra Amélia Luna Cirne de Azevedo (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

Lições de direção. Ponto morto. Mãos treinadas na guerra percorrem delicadamente o corpo da criança sentada ao volante sobre o colo do tio neurótico. À partida, mais uma menina molestada por um patife sem escrúpulos. No drama de Paula Vogel, How I learned to drive (1997), um freio no senso comum para ilustrar as sutilezas e as complexidades da condição humana, o inescapável conflito entre o desejo e a lei, as pulsões do inconsciente, os traumas de infância, as patologias nas relações familiares, as pressões das instituições sociais, as carências de afeto e de sentido e a tentativa desenfreada de perder-se rumo à salvação. E o antigo tabu, em eterno retorno, passado que não quer passar, toma seu lugar ao volante, e avança,do trauma à transgressão, da culpa à auto-punição, direção para a morte. Enquanto o próprio drama reencena ousadamente a tradição, buscamos, sob perspectivas teóricas, parâmetros de construção textual que engendram essa desconstrução do sentido mesmo do tabu do incesto, o complexo processo de caracterização dos protagonistas conferindo à ação uma potência que a desvia do moralismo e da justiça poética para conduzir-nos a um desfecho singularmente trágico. Beco sem saída. Fim de linha.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀