ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:113-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">113-1</td><td><b>A TRADIÇÃO E OS ELEMENTOS REGIONAIS NA PREGAÇÃO MODERNISTA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>José Luiz Ferreira </u> (UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDOUERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A partir da leitura dos textos esparsos publicados por Luís da Câmara Cascudo, nos jornais natalenses A Imprensa e A República, ao longo dos anos 1920, bem como através da ação intelectual que ele manteve durante esse período, seja por intermédio da divulgação dos trabalhos de escritores estrangeiros, nacionais e locais ou pela correspondência que manteve com os nomes mais significativos do cenário cultural brasileiro daquele período, a exemplo do escritor paulista Mário de Andrade, podemos encontrar os elementos que indicam as posições assumidas pelo escritor frente aos dois principais acontecimentos culturais e literários que agitaram o cenário cultural da região Nordeste naquele momento, os quais, por extensão, tiveram seus reflexos no Rio Grande do Norte, especificamente na capital do estado: o modernismo e o regionalismo. Nesse sentido, o processo de modernização da cidade do Natal, os aspectos que caracterizavam o lado mais tradicional da cidade, e os traços da cultura sertaneja são alguns dos assuntos que compõe o conjunto de textos pesquisados. Importa saber que a partir desses posicionamentos Câmara Cascudo figurou, na capital potiguar dos anos 20, como um dos principais articuladores do ambiente intelectual que foi capaz de discutir as ideias culturais e literárias em voga naquele momento no país, fato que habilitou tanto a intelectualidade e a produção literária local ao processo de discussão da moderna literatura brasileira. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>