ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:127-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">127-1</td><td><b>Entre texto e imagem: narrativa e tradução na fotografia</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Isabel Florêncio Pape </u> (PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este texto propõe discutir a relação entre texto e imagem na obra dos artistas Sarah Moon, e Duane Michaels. No ensaio fotográfico realizado por Sarah Moon, a partir da história  Chapeuzinho Vermelho , de Charles Perrault, a artista apresenta uma transposição da narrativa literária para o regime visual. A tradução será pensada como um recurso intermídia, que se apóia em aspectos de um texto pré-existente, transpondo-o para um regime visual e cria sentidos a partir desta interface texto-imagem. Inspirado em diferentes obras literárias Duane Michaels cria narrativas visuais através de sequencias fotograficas. A narrativa é geralmente considerada uma particularidade da arte verbal, que apenas sob uma forte pressão representacional poderia ser mobilizada nas artes visuais. Por outro lado, a imagem tem sido considerada um tipo de mídia puramente espacial. Considera-se que a fotografia pode, através da associação de imagens ou regimes de signos, construir diferentes tipos de narrativa e trabalhar com a temporalidade (tanto de forma linear quanto em labirinto), ampliando assim os limites do corte e reconstituindo (metaforicamente) a relação espaço-tempo que fora perdida no momento da tomada fotográfica. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>