ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:135-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">135-1</td><td><b>LITERATURA E HISTÓRIA: INTERMEDIAÇÕES SOBRE A AMAZÔNIA EM BENEDICTO MONTEIRO E J.J.PAES LOUREIRO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Tânia Maria Pereira Sarmento Pantoja </u> (UFPA - Universidade Federal do Pará) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O objetivo central do presente estudo é inserir no debate sobre a literatura contemporânea produzida na Amazônia, alguns aspectos presentes na produção do escritor Benedicto Monteiro e na do dramaturgo João de Jesus Paes Loureiro, tais como: a reflexão acerca dos processos que envolvem a linguagem e as relações disso com a atitude criativa; o abarcamento de uma cultura localizada, a partir das condições geo-espaciais relacionadas à Amazônia; a memória ligada à apreensão da História, particularmente voltada a um conjunto de referências ao regime militar de 1964, e o trânsito da utopia, características que se constituem interligadas. Como hipótese de trabalho avaliamos que esses aspectos mantém amplas afinidades com várias das características que tomamos como próprias da narrativa de resistência.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>