ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:137-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">137-1</td><td><b>O editor Monteiro Lobato e o pagamento de direitos autorais</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Cilza Bignotto </u> (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Monteiro Lobato costuma ser considerado um editor revolucionário porque teria adotado práticas inovadoras para o mercado livreiro nacional do início do século XX, como o pagamento de direitos autorais generosos aos escritores que publicou. Porém, o único documento mencionado para justificar essa prática, tanto em histórias do livro brasileiro como em biografias lobatianas, é um contrato firmado com o escritor Lima Barreto em 1919. A proposta desta comunicação é apresentar e examinar contratos descobertos recentemente, firmados entre as várias editoras mantidas por Lobato entre 1918 e 1925 e autores de obras literárias, científicas e didáticas que vieram a figurar em seus catálogos. Esses documentos indicam que as editoras praticaram várias modalidades de negociação de direitos autorais, nem sempre remunerados. Os contratos revelam, ainda, alguns aspectos do trabalho do editor, como sugestão de novos títulos e exigência do uso da ortografia corrente nas publicações literárias.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>