ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:153-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">153-1</td><td><b>A FOTOGRAFIA NA REFLEXÃO DE ANDRÉ MALRAUX</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Edson Rosa da Silva </u> (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Conhecemos todos a recepção da fotografia no séc.XIX. Entre críticas e elogios, as discussões inflamadas suscitaram questões importantes e pertinentes em relação à função da arte e ao papel da nova descoberta técnica. Tratava-se de saber se o daguerreótipo e, mais tarde, a fotografia eram tão simplesmente instrumentos de reprodução do real, fiel até certo ponto, ou, ao contrário, uma nova forma de arte, concorrente perigosa, se a imitação constituísse o objetivo fundamental da expressão artística. Ao lado da disputa sobre o caráter artístico ou não da fotografia, o surgimento da nova invenção contribuiu para abalar a concepção estética e os fundamentos da doutrina acadêmica. Para o bem ou para o mal, ela desempenhou um papel de primeira ordem na evolução das artes. É esta influência que gostaria de analisar a partir da obra de André Malraux e da reflexão teórica de Walter Benjamin. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>