XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:170-1


Oral (Tema Livre)
170-1Passagens de Um passaporte húngaro
Autores:Alessandra Brandã£o (UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina)

Resumo

Um Passaporte Húngaro (2001), de Sandra Kogut, explora a trajetória da diretora brasileira em busca de um passaporte que lhe garanta a nacionalidade dos avós húngaros, expatriados que vieram ao Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, insere-se com relevância nos debates sobre processos de globalização, marcado pela intensa circulação de imagens, bens e pessoas, sem aderir a uma percepção anódina do trânsito nesse contexto. O filme é marcado pela mobilidade da diretora - Kogut se encontra em Paris no início do filme - e sua viagem em busca do passaporte faz também viajar a memória/história da família que se confunde com a memória/história do mundo, construindo o que Consuelo Lins chamou de uma “memória-mundo” . Mas essa mobilidade no espaço-tempo da história colide no aspecto estático da burocracia em relação à emissão do passaporte. No filme, o retrato de Kogut se dá no próprio trânsito, nas passagens que o filme e nas simultaneidades de passado e presente, memória e história, mobilidade e imobilidade. Este trabalho propõe, pois, ler o filme como um (auto)retrato da diretora que se dá como movimento, como processo, nos moldes de um ensaio, a realçar o percurso, a imprevisibilidade dos resultados e de uma, nas palavras de Lins, “realidade que vai sendo criada no ato de filmar, em função justamente da filmagem”. Ao problematizar a noção de identidade como algo fixo, o filme também nutre a ideia do retrato no documentário como algo dinâmico, inconcluso, um devir. ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀