ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:203-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">203-1</td><td><b>O BEM E O MAL EM "A VIDA E A OUTRA VIDA DE ROBERTO DO DIABO"</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Carla Damasceno de Morais </u> (IFSC - CPB - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>As representações do bem e do mal serão analisadas a partir da obra "A vida e a outra vida de Roberto do Diabo", conto de Ricardo Azevedo. Nesse conto, a batalha do bem e do mal ocorre no íntimo do personagem Roberto do Diabo, que, insatisfeito com suas atitudes, percorre caminhos de expiação para readquirir seu lugar no mundo como Roberto. Para retomar à condição do eterno amor e abandonar o caminho do eterno ódio, o personagem percorre um longo caminho de expiação e resignação. O bem e o mal se apresentam em diversas situações e são representados nas cores, na vestimenta, nos fenômenos da natureza, nos sentimentos de amor ou de ódio, nas ações de carinho ou de violência, e na mulher, ora como sacerdotisa do mal, ora como sacerdotisa do bem. Para sua redenção, Roberto aceitou viver como um demente e alimentar-se como um cão. A disposição do conto, ao mesmo tempo que propõe o trágico, propõe a sua supressão. E, se os estados e os incidentes do conto não não aleatórios, toda a narrativa conduz o leitor a crer em uma reviravolta trazida por um acontecimento étido e justo. Ao final, Roberto do Diabo reconquista seu lugar no mundo como Roberto.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>