ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:212-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">212-1</td><td><b>Cidade, periferia, campo: deslocamentos entre centro e margem em dois filmes de Ozualdo Candeias</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Rodrigo Cazes </u> (PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Em duas narrativas fílmicas de Ozualdo Candeias que lidam fortemente com a questão do trânsito físico, pode-se observar um exame da condição de existência das classes populares brasileiras em meio ao processo de modernização (conservadora) ocorrido no Brasil nos anos 1960-1970. Em A margem, os quatro personagens principais, marginalizados em meio à megalópole que São Paulo se tornava, se deslocam dentro da periferia da cidade, assim como do centro da cidade para a periferia, sem objetivos definidos. Em Zézero, o protagonista, um caipira típico, migra do campo para a cidade de São Paulo em busca do sonho de riqueza, em meio ao ambiente político-econômico do milagre brasileiro. Nas narrativas fílmicas objeto deste trabalho o deslocamento dos personagens é tanto um procedimento libertário (em A margem) quanto um procedimento a serviço de um processo conservador (em Zézero). Através de tal diferença, pretendo investigar o papel dramático que a questão do trânsito pode ter no cinema, especialmente no cinema brasileiro moderno. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>