XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:218-1


Oral (Tema Livre)
218-1As relações entre “Monstruosidade” e “Medo Artístico”: anotações para uma ontologia dos monstros na narrativa ficcional brasileira
Autores:Julio Cesar França Pereira (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

A partir do conceito de monstruosidade desenvolvido pelo filósofo Noël Carroll em The Philosophy of Horror or Paradoxes of the Heart”, o presente trabalho procurará refletir, no âmbito da Literatura Brasileira, sobre o medo artístico, uma peculiar emoção estética produzida por criações ficcionais. Nosso objetivo específico será o de refletir sobre as relações entre “Medo Artístico” e “Monstruosidade” no que chamamos, em caráter provisório, de literatura do medo no Brasil, analisando os diversos modos de produção desse efeito estético, através das representações dos “monstros” em nossa literatura – sejam aquelas cujas fontes se encontram em causas “realistas”, como a violência e a crueldade humanas, ou na força incontrolável da Natureza, sejam as que são produzidas por causas “fantásticas”, como ocorrem nas diversas manifestações de crenças e eventos sobrenaturais em nossa ficção.਀ O trabalho a ser apresentado é parte de uma pesquisa em curso que procura, na ausência de uma tradição crítica nacional voltada para a categoria estética do horror, entender as peculiaridades das manifestações do medo em nossa literatura, a fim de estabelecer as condições para a elaboração de uma teoria do horror na narrativa ficcional brasileira.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀