ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:220-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">220-1</td><td><b>Milton Hatoum em diálogo com Machado de Assis: novos contos e dramas perenes.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Lúcia Trevisan </u> (UPM - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIEUPM - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente estudo propõe a analise do diálogo existente entre os contos  A causa secreta e  Terpsícore de Machado de Assis e  Encontros na península e  Dançarinos na última noite de Milton Hatoum. Observando a construção da narrativa machadiana, destaca-se a criação gradativa da tensão e a perspectiva do narrador, que revela e ao mesmo tempo oculta as eminências do desfecho. Na comparação com os contos de Milton Hatoum busca-se perceber a maneira pela qual o escritor contemporâneo retoma, não apenas a temática explícita dos referidos contos de Machado de Assis, mas também os seus mecanismos de construção da narrativa. Desta forma, os temas, o estilo e os diferentes contextos históricos dialogam, corroborando para uma releitura estética, profícua e pertinente. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>