ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:221-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">221-1</td><td><b>ACORDES INTERSEMIÓTICOS: EXERCÍCIOS DE TRANSDUCÇÃO ENTRE MÚSICA, ARTES PLÁSTICAS E POESIA </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Paula Mastroberti (FALE/PUCRS - PPG/Faculdade de Letras da PUCRS) ; <u>Paula Mastroberti </u> (FALE/PUCRS - PPG/Faculdade de Letras da PUCRS) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A proposta que se segue deve desafiar os padrões habituais de apresentação acadêmica; contudo, arrisco-me a apresentá-la: ofereço, sob a forma de comunicação, alguns exercícios de caráter intersemiótico realizados a partir das três matrizes definidas por Lúcia Santaella, com o objetivo de sensibilizar a platéia do simpósio no qual me inscrevo para as possibilidades de inter-relacionar poesia, música e artes plásticas. Cada experiência será seguido de uma explanação com base na semiótica peirceneana, justificando o caráter transductivo decorrente da associação entre uma reprodução de obra de arte plástica, de uma peça musical e de um poema, em uma animação produzida para Power Point. As experiências propostas foram destacadas do programa de um mini-curso ministrado por mim em três universidades (Letras/PUCRS, 2009; Artes/UFRGS, 2009 e durante o I Congresso Internacional Texto-Imagem da UNIFESP/Guarulhos, 2010), cujas metodologias e cujos fundamentos teóricos desejo agora registrar, bem como alguns de seus resultados. <i>Observação:esse formato de comunicação requer a disponibilidade de um datashow equipado com mídia audiovisual (tela e caixas de som). A quantidade de experiências oferecidas (cerca de 1 minuto cada) dependerá do tempo destinado à comunicação.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>