ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:223-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">223-1</td><td><b>THE AUTOBIOGRAPHICAL GENRE AND THE CONTACT ZONE THE CHALLENGE OF NO TELEPHONE TO HEAVEN</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Márcia Agustini </u> (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Resumo: Filha de pais miscigenados, Clare se depara com narrativas divergentes: o racismo americano a classifica como negra, seu pai a ensina a ser branca, e a sociedade jamaicana pós-colonial (de onde emigrou na adolescência) despejou sobre ela narrativas nas quais um cidadão jamaicano seria parte da comunidade inglesa. Essas informações provocam em Clare conflitos internos que a fazem comparar sua trajetória com aquela de dois personagens do romance Jane Eyre de Charlotte Brontë. Clare primeiramente reflete sobre a própria Jane Eyre e logo após Bertha, uma personagem secundária no romance. Através de suas reflexões, o Eu racional e estável das autobiografias se apresenta como fragmentado e instável. Desta forma, a trajetória desta heroína desafia o estilo clássico destas narrativas propondo ao mesmo tempo uma revisão de conceitos estilísticos e identitários.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>