ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:229-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">229-1</td><td><b>Dramaturgia: Literatura, Teatro e Cinema</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Rosana Cássia Kamita </u> (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O processo narrativo envolve o ato de contar uma história através do registro oral, escrito ou icônico. Tanto o cinema quanto o teatro e a literatura apresentam, em grande parte, o propósito de contar histórias, recorrendo à ficção para apresentar um enredo, organizado em atos, capítulos ou sequências. Neste texto serão apresentadas ideias suscitadas a partir do diálogo estabelecido entre literatura, teatro e cinema, com ênfase em dramaturgia. Ao mesmo tempo em que se trata de estabelecer uma aproximação entre as diferentes linguagens, também é possível perceber limitações e especificidades que as distinguem. Em um primeiro momento é possível aproximá-los pelo viés dramatúrgico, considerando a peça escrita e o roteiro cinematográfico, a forma como os personagens são trabalhados, a relevância dos diálogos, a construção de cenas, a realização conjunta necessária para que uma peça e um filme estreiem. Porém, suas especificidades residem em algumas questões, com destaque para aspectos básicos, como a efemeridade do espetáculo teatral versus a perenidade da imagem gravada. Como pensar o hibridismo do teatro e do cinema, sempre entre a literatura, o espetáculo e o filme? A relação mútua estabelecida entre as linguagens refreia alguns questionamentos que por vezes se impõem, dentre outros: os que se dedicam à escrita dramática estão prioritariamente inseridos em qual contexto? Etiquetar questões dessa natureza como secundárias traz em si certa recusa em discuti-las, não por sua pretensa banalidade, ao contrário, justamente por sua complexidade e incômodo provocado. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>