ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:236-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">236-1</td><td><b>A incrível narrativa de "O homem duplicado", de José Saramago</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Danilo Luiz Carlos Micali </u> (FATEC ITU - Faculdade de Tecnologia de Itu - (NIA)) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Em <i>O homem duplicado</i>(2005), de José Saramago, o <b>insólito ficcional</b> se manifesta no momento em que o principal personagem, ao ver um filme alugado, na televisão, descobre que tem um sósia; ou melhor, uma cópia perfeita de si, com rosto, corpo e voz absolutamente iguais. Isto provoca certo desconforto no protagonista, cuja profissão é lecionar e não atuar, e uma sensação incômoda no leitor, pois o homem duplicado e sua cópia diferem apenas nos quesitos nome, profissão e companheira. É algo totalmente inesperado que surge na rotina diária do pacato professor de História, e que lhe muda radicalmente a vida, pois a narrativa tem um final imprevisível e surpreendente. Em clima de suspense, através da inserção do elemento insólito, a trama urdida pelo autor debate a questão da identidade, numa sociedade que tanto cultiva a individualidade do sujeito, quanto estabelece padrões rígidos de aparência e conduta. Com o foco na figura do narrador, pretendo abordar a presença do insólito nesse romance, a partir do pressuposto de que essa vertente literária, por desestabilizar a ordem do real existente, constitui-se em potencial recurso para a revisão de valores e paradigmas. A par disso, cabe observar certos aspectos que caracterizam o estilo saramaguiano de produzir ficção, considerando as funções da literatura nesse romance. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>