ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:246-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">246-1</td><td><b>Alcances da subordinação da vida à obra em A rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Carolina Duarte Damasceno Ferreira </u> (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Já nas primeiras páginas de A rainha dos cárceres da Grécia, o narrador desse instigante livro de Osman Lins volta-se contra a concepção de uma obra gerada somente pela linguagem, questionando os excessos das correntes teóricas que desconsideram a figura do autor. Seu posicionamento, marcado por certa afirmação da autoria, pode sugerir que, ao interpretar o romance de Julia, ele lança mão da crítica biográfica. A tentação ao biografismo, entretanto, embora irrompa em algumas passagens, é rechaçada pelo professor de Ciências Naturais, que evidencia o quanto a vida da escritora é subordinada à sua obra, e não o contrário. O propósito deste trabalho é mapear os alcances dessa subordinação, em duas etapas distintas. Inicialmente, será mostrado como a ênfase na obra leva o narrador a estabelecer uma relação especular entre Julia e seu romance, transformando-a em uma figura ficcional. Em um segundo momento, a proposta será sugerir alguns efeitos que essa ficcionalização da autora pode ter sobre a interpretação do texto literário. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>