XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:248-1


Oral (Tema Livre)
248-1O valor da letra ou o sentido do número: uma aproximação entre literatura e matemática
Autores:Vinícius Carvalho Pereira (IFMT - Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Mato Grosso)

Resumo

Tomadas não só pelo senso comum, mas mesmo pelo meio acadêmico, como áreas antípodas, Literatura e Matemática foram segregadas ao longo de séculos de investigações artísticas e científicas. Assim, divididos em esferas estanques, letras e números (escrituras, enfim!) tiveram suas relações - semióticas, cognitivas e mesmo gráficas - eclipsadas, o que urge ser repensado enquanto alienação entre arte e ciência, que empobrece e embota a reflexão teórica. Afinal, é como escritas e formas de representação do mundo que a literatura e a matemática brotam das mentes e mãos humanas para contar alguma coisa, sejam fábulas ou quantidades, letras ou números. Ademais, se Barthes, segundo o conceito da Mathesis, já demonstrara como a Literatura dá sabor ao saber (por que não matemático?), desestabilizando-o, a própria matemática está cheia de ficções, criando mundos possíveis, verossímeis ou não, mas não necessariamente reais. ਀䐀愀 最攀漀洀攀琀爀椀愀 渀漀 攀甀挀氀椀搀椀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀 攀猀瀀愀漀猀 椀渀挀漀渀挀攀戀瘀攀椀猀 渀漀 洀甀渀搀漀 爀攀愀氀Ⰰ 猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 愀氀最戀爀椀挀愀猀 攀 挀漀洀戀椀渀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 爀攀最攀洀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 攀渀甀渀挀椀愀搀漀Ⰰ 愀 攀渀甀渀挀椀愀漀 爀攀瘀攀氀愀ⴀ猀攀 猀攀洀瀀爀攀 甀洀 樀漀最漀 搀攀 愀氀最漀爀椀琀洀漀 ⠀愀氀最甀洀 爀椀琀洀漀㼀⤀ 攀 猀椀洀戀漀氀椀猀洀漀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀 挀愀搀攀椀愀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀渀琀攀猀 最椀爀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 甀洀 瘀愀稀椀漀 樀愀洀愀椀猀 瀀爀攀攀渀挀栀椀搀漀Ⰰ 琀愀氀 挀漀洀漀 漀猀 椀渀昀椀渀椀琀漀猀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀漀猀 瀀攀氀漀 洀愀琀攀洀琀椀挀漀 䌀愀渀琀漀爀Ⰰ 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 挀愀戀攀洀 攀洀 甀洀 椀渀昀椀渀椀琀漀 洀愀椀漀爀 搀漀 焀甀攀 漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 洀愀猀 渀甀渀挀愀 愀琀椀渀最攀洀 甀洀 昀椀洀⸀ Muito mais do que certezas e medidas, a matemática que se propõe aproximar da literatura neste trabalho relaciona-se com a crise dos fundamentos que abalou o conhecimento sobre os números no século XX. Para além de ciência, a Matemática se assume nesse contexto como estética, comprometida não com uma descrição fidedigna de fenômenos, mas como sistema autossuficiente, que aponta para si mesmo e significa em seus silêncios e hiatos, assim como no pós-estruturalismo literário. ਀䌀氀挀甀氀漀猀 搀攀 椀渀挀攀爀琀攀稀愀猀Ⰰ 瀀爀漀戀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀洀瀀漀猀猀瘀攀椀猀㨀 漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 椀猀猀漀Ⰰ 猀攀渀漀 昀椀挀漀 攀 瀀漀攀猀椀愀㼀 䐀漀 洀攀猀洀漀 洀漀搀漀Ⰰ 琀爀愀瀀愀愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀椀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 愀 攀渀甀渀挀椀愀漀 愀漀 猀攀甀 氀椀洀椀琀攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀猀挀爀椀琀甀爀愀Ⰰ 琀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 攀洀 䈀漀爀最攀猀Ⰰ 䌀漀爀琀稀愀爀Ⰰ 䌀愀氀瘀椀渀漀 漀甀 倀爀攀挀Ⰰ 渀漀 猀攀爀椀愀洀 搀攀氀爀椀漀猀 愀氀最戀爀椀挀漀猀Ⰰ 最攀漀洀攀琀爀椀愀猀 椀渀瘀攀爀漀猀猀洀攀椀猀 搀攀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ攀猀瀀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀攀挀攀椀琀甀愀瘀愀 䜀攀渀攀琀琀攀㼀 Este trabalho propõe-se, pois, investigar essas relações tão vivas, mas tão negligenciadas, entre o literário e o matemático, a partir de uma análise da produção artística de membros do grupo francês Oulipo. Tais escritores e matemáticos da década de 60 viveram o estruturalismo e o pós-estruturalismo francês imersos na revolução que se operou nos estudos matemáticos, de modo a produzirem romances, contos e poemas em que o algébrico, o geométrico e o literário se tornam indissociáveis, fazendo-nos repensar, portanto, a polissemia de todo contar.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀