ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:261-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">261-1</td><td><b>TRANSCULTURALIDADE ENTRE FRONTEIRAS NO CONTINENTE NORTE-AMERICANO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Cristiane Montarroyos Santos Umbelino </u> (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A representação da fronteira entre Canadá, Estados Unidos e México, nos romances <i>The Tortilla Curtain</i>, de T. C. Boyle, e <i>Volkswagen Blues</i>, de Jacques Poulin, constitui o cerne da análise literária deste trabalho. Boyle e Poulin fazem recortes diferentes do espaço fronteiriço contemporâneo: em <i>The Tortilla Curtain</i>, a fronteira entre os Estados Unidos e o México é caracterizada por uma dualidade que une e separa personagens mexicanos e estadunidenses; em <i>Volkswagen Blues</i>, o deslocamento dos personagens, do Canadá (Quebec) até os Estados Unidos (São Francisco), aproxima grupos étnicos como, por exemplo, Jack, personagem quebequense, e Pitsémine, nascida no Quebec, mas de origem indígena. Assim, por estar entre o Canadá e o México e, apesar de ainda não estar recuperado da crise financeira recente, ser um dos lugares que melhor representa o consumismo capitalista, os Estados Unidos atrai pessoas de vários lugares do mundo, inclusive dos países vizinhos. Diante disso, muitos mexicanos, como retratado no romance de Boyle, veem nesse país uma oportunidade de ascender economicamente, pois impulsionados pelo <i>American Dream</i>, ele "acabam por acreditar na 'mensagem' do consumismo global e se mudam para os locais de onde vêm os 'bens' e onde as chances de sobrevivência são maiores". (HALL, 2006, p. 81). Em contrapartida, no romance de Poulin, os personagens não desejam nem necessitam emigrar para os Estados Unidos, eles buscam redescobrir a América: por um lado, idealizada por Jack e, por outro, desmitificada por Pitsémine. Portanto, em virtude desse retrato sociocultural e histórico, este estudo contribui com a atual discussão literária dentro dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais no que diz respeito à migração e seus efeitos sobre as fronteiras políticas e culturais, às identidades transmigratórias e, concomitantemente, à questão do multiculturalismo e da transculturação. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>