ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:268-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">268-1</td><td><b>Roth e Wolff: Ecos Novecentistas</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Pedro Dolabela Chagas </u> (UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A comunicação abordará a manifestação, em obras da década de 90 do brasileiro Fausto Wolff e do norte-americano Philip Roth, de um modo consagrado de relação do romance com a realidade: o uso da ficção como estratégia de remissão à totalidade social, focalizada num momento histórico específico. Esta é uma perspectiva comum a Middlemarch, As Ilusões Perdidas e Guerra e Paz, para citarmos alguns clássicos do século XIX. Em Roth e Wolff, isso revela a permanência de dois elementos importantes do gênero romanesco: 1) o enlace entre a vida privada e a realidade sócio-histórica, colocando a ficção a meio caminho entre a criação livre e a remissão fática ao real; 2) a apropriação (entre a incorporação e a subversão) de modalidades não-literárias de discurso. No liame entre estes dois elementos, a leitura comparativa de Roth e Wolff permite avaliar a atualidade e a perseverança, no presente, daquele modo romanesco canônico  a remissão ficcional à totalidade social  , permitindo notar também certas diferenças entre o romance brasileiro e o norte-americano na representação crítica da realidade social, diferenças que revelam o romance em sua relação complexa com o habitus intelectual dos lugares onde é produzido: no Brasil, a tendência a fazer da representação da realidade social uma instância de investigação de uma identidade nacional ainda a ser estabelecida; nos EUA, a tendência a buscar nas teorias políticas fundadoras do país um fundamento identitário já longamente estabelecido, a servir de orientação para a interpretação do presente.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>