ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:271-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">271-1</td><td><b>ENTRE O PAPEL E O IPAD: A TEMATIZAÇÃO DAS TECNO-IMAGENS NA LITERATURA E NO CINEMA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Anderson Gomes </u> (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Ao considerarmos as principais questões que norteiam os discursos ficcionais em diferentes gêneros, é notório que entre as várias temáticas que permeiam o mundo contemporâneo, o papel da imagem técnica parece ter se tornado central para melhor compreendê-lo. Não precisamos ir às cavernas de Lascaux para entendermos como as imagens sempre estiveram presentes em sociedade. Entre suas inúmeras funções, as imagens servem como formas de representar o mundo e assim lançar os indivíduos num exercício de percepção e discussão sobre o tempo/lugar factual em que vivem. Contudo, a imagem também pode servir como ponto de partida para o homem se lançar na construção de mundos possíveis, além do palpável e cotidiano, estabelecendo uma conexão direta (e até mesmo etimológica) entre  imagem e  imaginação . No entanto, com a imagem técnica observamos uma mudança na perspectiva através da qual o homem se relaciona com a linguagem visual. Através da necessidade de artefatos elétricos e eletrônicos para confeccionar, acessar e reproduzir imagens, cria-se um vínculo indissociável entre a imagem e o aspecto técnico (que ultrapassa a configuração de um simples desenho, por exemplo) relacionado a sua existência. Esta presença massiva das imagens técnicas em inúmeros campos (ciência, entretenimento, informação etc) vem sendo instituída como rica fonte temática para narrativas literárias e cinematográficas. Diversos romances e filmes vem se debruçando em seus enredos sobre os efeitos que a profusão das imagens técnicas em sociedade tem não apenas sobre indivíduos com sua subjetividade particular, mas também sobre grupos sociais específicos. Neste trabalho, discutiremos como romances do gênero cyberpunk inaugurado por William Gibson, como "Neuromancer" e "Reconhecimento de Padrões" ilustram a ubiquidade das tecno-imagens e de como elas afetam a identidade individual. Autores contemporâneos como Philip K. Dick e Margaret Atwood também servirão para ilustrar esse topos. No cinema, o filme "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" (Michel Gondry, 2004) será utilizado para uma investigação sobre como o a tecno-imagem se relaciona ao discurso memorialístico, mesmo que acentue uma visão subjetiva sobre o passado. Outras obras como "Cidade das Sombras" (Alex Proyas, 1998) e "O Show de Truman" (Peter Weir, 1998) vão servir para ilustrar a maneira como a tecno-imagem surge como vasto campo de estudo para discutir os diferentes discursos sobre o real. Assim sendo, as hipóteses que norteiam a elaboração deste plano de trabalho encontram em questões da imagem técnica e sua tematização por parte de narrativas (literárias e fílmicas) metáforas privilegiadas da construção de sentido em diferentes esferas da experiência humana. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>