ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:281-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">281-1</td><td><b>A MODA DE VIOLA E A EPOPÉIA CAIPIRA: A MÚSICA ENQUANTO LITERATURA DOS POVOS ILETRADOS </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Jean Carlo Faustino </u> (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A moda de viola é um estilo musical típico do universo caipira paulista. Também chamada de  moda de circunstância , em sua forma originária e folclórica, a moda de viola fazia o registro de eventos circunstanciais do universo rural tradicional. Porém, à medida que o caipira foi migrando da área rural para o meio urbano  movimento que se acentuou em meados do século XX  a moda de viola acompanhou este êxodo sofrendo as adaptações do novo contexto social, assim como acontecia com o próprio caipira. Este trabalho objetiva, portanto, refletir sobre algumas das modas de viola deste período de transição cultural que chegaram até os dias de hoje graças à indústria do disco e sua  reprodutibilidade técnica , mas graças também à criatividade de compositores que souberam apreender os dilemas e as tensões deste difícil processo de adaptação cultural transpondo-os em narrativas que relatavam fatos reais da realidade social mesmo quando os transpunham para a ficção. Apesar desta análise, que faz parte de uma pesquisa mais ampla de doutorado, trabalhar com diferentes perspectivas metodológicas, o enfoque deste trabalho se dará através da obra de Antonio Candido que compreende música caipira como literatura de um grupo iletrado (no caso, o caipira) com todo o significado humanístico, dado pelo autor, nesta definição. A análise mobilizará, portanto, as obras  Parceiros do Rio Bonito ,  Literatura e Sociedade ,  Direito à Literatura e  Formação da Sociedade Brasileira de Antonio Candido, bem como algumas das modas de viola da mais famosa dupla caipira que se notabilizou pela interpretação deste estilo musical: Tião Carreiro e Pardinho, cuja discografia corresponde, inclusive ao período de transformação definitiva da configuração demográfica a partir da qual o Brasil se tornaria um país predominantemente urbano ao mesmo tempo em que as condições materiais de existência da cultura caipira tradicional seriam desfeitas. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>