ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:284-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">284-1</td><td><b>O DOMÍNIO DO ESPIRITUAL NA LITERATURA PÓS-COLONIAL INDIANA DE AMITAV GHOSH</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Gisele Cardoso de Lemos </u> (PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A crítica pós-colonial implica em uma revisão de todas as esferas da sociedade. Incluse o próprio termo "teologia" deve ser repensado e ampliado para abarcar as tradições que não possuem uma teologia no sentido tradicional do termo, mas uma filosofia, para que as religiões indígenas, africanas e asiáticas possam ser inseridas no diálogo entre literatura e "teologia" em pé de igualdade com a tradição judaico-cristã. A partir da perspectiva pós-colonial, Partha Chatterjee, um dos fundadores do grupo <i>Subaltern Studies</i>, na Índia, cunha seus dois conceitos-chave: "domíno espiritual" e "domínio material", buscando a instrumentalização do estereótipo indiano de espiritualidade criado pelo orientalismo europeu como recurso para, dentre outras coisas, criar uma arte moderna sem ser ocidental. Assim, este trabalho busca verificar a aplicação dessa teoria na prática literária do escritor e intelectual indiano Amitav Ghosh, como uma arte espiritualizada.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>