ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:321-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">321-1</td><td><b>A Paixão de Artemísia: Écfrase Narrativa sob a luz de Tamar Yacobi</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Miriam Vieira </u> (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Écfrase é um termo que serve geralmente para definir descrições verbais de signos não verbais, na maioria das vezes, poesia. Tamar Yacobi, entretanto, considera écfrase em uma de suas duas formas de interpretação em geral negligenciadas: modelos pictóricos e écfrase narrativa. Este trabalho tem como objetivo utilizar o conceito de écfrase narrativa para analisar o romance "A Paixão de Artemísia", de Susan Vreeland, obra em que a vida e a obra (pinturas a óleo) da pintora barroca Artemísia Gentileschi são interpretadas de forma romanceada.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>