ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:324-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">324-1</td><td><b>Retratos de Brasília em João Cabral, Guimarães Rosa e Vinicius de Moraes</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Roniere Menezes </u> (CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisCEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisCEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisCEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Quando foi inaugurada, a cidade de Brasília visava, com sua monumentalidade, a marcar um espaço de convergência do Brasi em torno de um ponto situado em seu interior. A cidade, ícone maior do projeto desenvolvimentista de JK, trazia a imagem do arrojo técnico, da vanguarda, do progresso brasileiro. Acreditamos ser próprio do trabalho intelectual trazer à discussão elementos que tornam o espaço não tão tranquilizador. Propiciam-se, a partir daí, novos olhares, novas formas de pensamento sobre uma certa época, sobre um certo contexto político-social. João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa e Vinicius de Moraes registraram, em cartas, crônicas, poemas, narrativas literárias e peças musicais, impressões relativas à nova capital federal. Suas criações contribuem para questionar, a partir de imagens heterotópicas, valores relativos ao "mito" unidade nacional. Por outro lado, apostam na modernidade, sobretudo estética, como modo de superar estruturas arcaicas. Os textos dos autores ampliam as percepções sobre o Brasil, sobre o homem brasileiro e sobre a própria configuração artístico-literária.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>