ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:325-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">325-1</td><td><b>A narrativa de João Gilberto Noll: a ficção (des)constituindo o ser</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ivana Ferigolo Melo </u> (UNEMAT - Universidade estadual do Mato Grosso) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O romance brasileiro contemporâneo reúne variadas tendências explicitando que a forma mais adequada de abordá-lo seria mediante um enfoque que considere a multiplicidade e a diferença. A presença do múltiplo, que, obviamente, deveria atuar na dissolução de categorias críticas e valorativas desenhadas por uma tradição intelectual de caráter dicotômico parece, muitas vezes, produzir certas modalidades de reação em alguns setores da crítica literária que se manifestam mediante posturas reacionárias dispostas a escamotear o  novo ou  divergente . Integrando esse cenário da multiplicidade, o escritor brasileiro João Gilberto Noll é um dos autores que recebe os mais variados juízos de valor, colecionando rótulos que se inscrevem ou no ápice de uma escala de valor ou em sua extremidade inferior. Diante de tal fenômeno, este trabalho pretende constituir-se em um estudo disposto a explicitar que a narrativa de Noll acolhe tanto elogios como críticas porque, projetando-se como uma instância constitutiva de um sujeito livre e autônomo, rompe com as principais tendências do romance moderno, causando, muitas vezes, estranhamente ao crítico.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>