ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:332-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">332-1</td><td><b>A criação como performance - um estudo sobre Clarice Lispector e Mia Couto</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marcia Pereira da Veiga Bucheb </u> (UNESA - Universidade Estácio de SáUFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Trata a pesquisa de considerar, nas obras A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, e Terra Sonâmbula, de Mia Couto, a criação literária como resultado de performance da leitura. Em outras palavras, por problematizarem os limites da ficção e da realidade e da relação autor/ narrador/ leitor, os autores transpõem os procedimentos metanarrativos, consubstanciando-os em metáfora ou paródia do processo de criação e leitura literária. Assim, a análise prospectiva busca compreender a relação dos componentes do par escrita/leitura, autor/leitor, sua dissolução, permutabilidade e ressignificação, seguindo os estudos de Linda Hutcheon sobre a mudança no protocolo de leitura do texto pós-moderno.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>