ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:345-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">345-1</td><td><b>A DIALÉTICA DA COLONIZAÇÃO NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO BRASILEIRO: O TETRANETO DEL-REI, DE HAROLDO MARANHÃO </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Edvaldo Aparecido Bergamo </u> (UNB - Universidade de Brasília) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O trabalho tem por objetivo refletir sobre as principais características do novo romance histórico em língua portuguesa, tais como a carnavalização dos acontecimentos, a revisão do passado, a abordagem dialógica dos fatos, a descentralização dos heróis oficiais, entre outras, tendo em vista a representação de episódios do passado, por meio de uma reescrita paródica que enriquece a composição ficcional e reequaciona o discurso histórico. Esses aspectos do subgênero em questão podem ser observados em obras como O tetraneto del-rei (1982), do escritor paraense Haroldo Maranhão (1927-2004), que retrata, de modo irônico e sarcástico, o processo de colonização do Brasil, sob uma perspectiva picaresca ostensiva, ao enfatizar principalmente os traços anti-heróicos de um aventureiro português, comprometido às avessas com a empresa colonial lusitana, nos primórdios da ocupação do território nacional.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>