ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:351-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">351-1</td><td><b> Reza é que sara loucura : Sobre a importância da religião como tema teológico-literário central em GSV</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Hugo Fonseca Alonso Júnior </u> (UMESP - Universidade Metodista de São Paulo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Os temas Deus e Diabo na obra rosiana são recorrentes em ensaios, dissertações, teses e livros de crítica dos mais variados. Riobaldo, protagonista-narrador do romance, fala sobre a transitoriedade de suas experiências religiosas. Percebe-se, por meio da narrativa memorial riobaldiana, que Guimarães Rosa redimensiona a experiência da vida sertaneja em sua luta por sobrevivência, lançando mão de ponderações metafísicas e suspeitas acerca de Deus e do Diabo, do Bem e do Mal, do Céu e do Inferno, e da herança religiosa que reverbera no drama existencial do ser humano. Tais temas remetem às reflexões teológicas, mas também às obras literárias mundiais. Esse redimensionamento é explicitado através da linguagem rosiana, que não se limita ao ensimesmado regionalismo pitoresco e nem às aspirações, por vezes escapistas, dos espiritualistas. Rosa, no entanto, lança mão de ambas as fontes ampliando-as em direção ao que se denominou, posteriormente, regionalismo universal. Sobre a dimensão religiosa desse modo rosiano de escrever (regionalismo universal), pode-se dizer que é uma expressão literária influenciada pelos místicos (de distintas religiões), pela sabedoria proverbial da religiosidade popular e pela crítica aos dogmatismos. Nosso intento é analisar teologica e literariamente a religião como elemento central da estética rosiana em GSV.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>