ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:355-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">355-1</td><td><b>Elementos do trágico: os coros de Nelly Sachs.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Filipe Menezes </u> (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Sobre a extensa obra da poetisa alemã radicada na Suécia Nelly Sachs, fundada na sua herança e tradição judaica, paira a sobra da Shoah. As fortes impressões acerca da grande catástrofe e sua irrepresentável monstruosidade são temas de um conjunto de doze poemas intitulados  Coros depois da meia-noite . Nesses poemas, diversos personagens são dotados de voz e têm o espaço para expressarem seus terrores. Sobreviventes, vagabundos, órfãos, sombras, pedras, árvores e, até mesmo, aqueles que ainda não nasceram clamam por um sentimento de justiça e moral, demonstrando como a Morte, enquanto entidade, estava presente e pronta para transformar seus ocos ossos em flautas e tendões em arcos. A presente comunicação pretende, assim, estudar os elementos do trágico na poética de Sachs em especial nesses poemas-coros, e, desta forma, abrir para o debate entre a responsabilidade ética e a liberdade estética no tratamento da experiência extrema da Shoah. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>