ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:358-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">358-1</td><td><b>Metáforas para o  indizível da periferia.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Wesclei Ribeiro da Cunha </u> (UFC - Universidade Federal do CearáUFC - Universidade Federal do CearáUFC - Universidade Federal do CearáUFC - Universidade Federal do Ceará) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente trabalho pretende desenvolver uma reflexão acerca da consolidação de um novo estilo de escrita, resultante do processo de formação literária e cultural de Clarice Lispector (1920-1977), sobretudo no que concerne à apropriação e transformação de leituras realizadas pela escritora, para interpretação de A paixão segundo G.H, considerando-se as narrativas de vida e de obra clariceana, numa  complexa alquimia criativa (GOTLIB: 1995, p.15). Com efeito, no itinerário místico de G.H., a narrativa desenvolve reflexões sobre o aspecto metalinguístico concomitante aos aspectos poético e transcendental do ser, em cujo processo narrativo se inscrevem  os grandes temas verbais da existência ,  uma mitologia pessoal e secreta (BARTHES: 2004,p. 10), peculiares à poética clariceana. Em A paixão segundo G.H., sob condensada estrutura, a escritora desenvolve instigantes questões acerca da existência humana, nas condições de centro e periferia, visto que é a partir do reconhecimento da condição de Janair, ex-empregada de G.H., que a protagonista descobre, com mal-estar, um outro mundo de imagens, motivados por rudimentares desenhos,  de um homem nu, de uma mulher nua, e de um cão que era mais nu do que um cão (LISPECTOR: 1998, p. 41), feitos por Janair com ponta quebrada de carvão, na parede caiada, contígua à porta do bas-fond. As imagens desse  inesperado mural , que precedem o sacrílego ritual de comer da massa branca do interior de um asqueroso inseto, desconfortam, constrangem a protagonista, na medida em que a lembrança da ex-empregada, que até então fora vista sob total indiferença, encontra-se presente coercitivamente. Assim, é mister a essa tessitura a contestação de valores sócio-culturais e  desistência de padrões narrativos tradicionais, a partir da qual (tessitura) se originam novas possibilidades de leitura de uma difícil realidade, num contexto de  crise dos fundamentos da vida humana , no  Breve Século XX (HOBSBAWN: 2002). Podemos também inferir uma problematização de como se engendra a construção de um novo texto metafórico, resultante do  esforço humano empreendido com a linguagem, que obtém maior êxito, conforme destaca a narradora-personagem G.H. (LISPECTOR: 1998, p.176), quando não consegue designar, visto que o  indizível resulta do  fracasso da linguagem , em face da trágica busca de desvelar os mistérios da condição humana. Nessa perspectiva, em A paixão segundo G.H.,  a realidade é a matéria-prima , a linguagem é o modo como se vai buscá-la, o que possibilita, à tessitura poética, estender o domínio da palavra sobre regiões mais complexas e inexprimíveis, capaz de fazer da ficção uma forma de conhecimento do mundo e das ideias. Este trabalho integra a pesquisa  Histórias de Leitura: Bibliotecas Pessoais , sob a Coordenação da Profª. Drª. Odalice de Castro Silva, do Programa de Pós-Graduação em Letras  Literatura Brasileira, da Universidade Federal do Ceará.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>