XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:362-1


Oral (Tema Livre)
362-1FRAGMENTOS DE LUZ, MEMÓRIAS DA DESTRUIÇÃO: W. G. SEBALD E FRANS KRAJCBERG਀
Autores:Gustavo Silveira Ribeiro (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo

O trabalho pretende aproximar criticamente a obra de dois artistas contemporâneos: o escritor alemão W. G. Sebald e o artista plástico polonês (naturalizado brasileiro) Frans Krajcberg. Em ambos, a fotografia tem papel central, funcionando como um catálogo de catástrofes da natureza e da civilização. Se para Sebald, autor de uma prosa evocativa, misto de autobiografia, ensaio e reflexão filosófica, a fotografia revela - pela sua opacidade e pelo perturbador entrelaçamento entre palavra e imagem que realiza - os vestígios melancólicos de um mundo que continuamente se apaga, para Krajcberg a fotografia é um meio de expressão privilegiado para o registro que o artista faz, já há algumas décadas, das queimadas que dizimam florestas inteiras no interior do Brasil. Fixando em imagens abstratas, de cores fortes e formas inusitadas, troncos de árvores recém abatidas, pedaços retorcidos de plantas mortas, trechos de terra calcinada, o artista cria um conjunto de trabalhos (que inclui, entre outras coisas, esculturas e auto-relevos) que ele prefere chamar "memória da destruição", recusando o sentido do termo obra. ਀伀猀 搀漀椀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 猀攀爀漀 氀椀搀漀猀 愀焀甀椀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 琀攀爀椀挀漀 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 圀愀氀琀攀爀 䈀攀渀樀愀洀椀渀Ⰰ 匀甀猀愀渀 匀漀渀琀愀最 攀 䴀爀挀椀漀 匀攀氀椀最洀愀渀渀ⴀ匀椀氀瘀愀⸀ 伀 焀甀攀 猀攀 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 愀瀀漀渀琀愀爀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀猀攀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 琀攀洀 愀 瘀攀爀 挀漀洀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 瀀愀爀愀搀漀砀漀 焀甀攀 愀猀 攀渀昀漀爀洀愀㨀 愀洀戀漀猀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀 琀攀砀琀漀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 甀洀愀 戀攀氀攀稀愀 攀猀琀爀愀渀栀愀Ⰰ 猀漀洀戀爀椀愀 ⴀ 洀愀猀 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀 瀀氀攀渀愀 搀攀 瘀椀戀爀愀漀 攀 瘀椀搀愀 ⴀ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 爀攀猀琀漀猀 攀 爀甀渀愀猀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ 䔀猀猀攀 攀渀琀爀攀氀愀愀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀攀 瀀漀攀猀椀愀 攀 洀漀爀琀攀  瀀愀爀攀挀攀 猀攀爀 甀洀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 ⠀猀攀渀漀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⤀ 攀渀琀爀攀 愀猀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀