ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:363-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">363-1</td><td><b>A HETERODOXIA RELIGIOSA EM EÇA DE QUEIROZ</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ronaldo Ventura Souza </u> (USP - Universidade de São Paulo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A  morte de Deus é um tema em voga no século XIX e que acaba resultando, entre outras coisas, no surgimento de diversas releituras heterodoxas de textos bíblicos e da história que cerca as origens da religião cristã. Assim, no poema de cinco partes de Gérard de Nerval,  Le Christ aux Oliviers , é o próprio Cristo quem se torna o arauto da inexistência de Deus:  Et se prit à crier:  Non, Dieu n existe pas  . Tal fenômeno também se faz presente na Literatura Portuguesa entre os autores da chamada  Geração de 70 , entre os quais, Eça de Queiroz. O conto incompleto  A morte de Jesus e o romance <i>A Relíquia<i> são bons exemplos disso. Nos dois casos, Jesus, enquanto personagem, aparece desprovido de sua natureza divina, sendo caracterizado apenas como um ser humano:  justo e bom , na visão do narrador do conto, que se identifica como capitão da polícia do Templo, ou como um fanático religioso, como ocorre no sonho de Teodorico em A Relíquia. O objetivo dessa comunicação é justamente a análise dessas releituras da principal figura do Cristianismo, que acaba sendo despido completamente de seu status de divindade.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>