XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:389-1


Oral (Tema Livre)
389-1Debates em torno da arte e da técnica: as primeiras visitas de três homens de letras ao cinematógrafo (1894-1903)
Autores:Danielle Crepaldi Carvalho (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

O desenvolvimento técnico ocorrido até o final do século XIX alterou o estatuto da produção artística. A imprensa passou a absorver cada vez mais homens de letras, tornando possível a profissionalização do ofício. Porém, escritores igualmente precisaram atender aos anseios de um novo público, acostumado a um cotidiano cada vez mais cercado por estímulos visuais: fotografias, propagandas, vistas cinematográficas etc. Esta tensão é percebida na leitura das crônicas a respeito do cinematógrafo publicadas em jornais do período por três literatos de਀搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀 挀攀渀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 挀愀爀椀漀挀愀㨀 伀氀愀瘀漀 䈀椀氀愀挀Ⰰ 䄀爀琀栀甀爀 䄀稀攀瘀攀搀漀 攀 䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀 䌀漀椀洀戀爀愀⸀ 一攀氀愀猀Ⰰ 愀 攀洀瀀漀氀最愀漀 挀漀洀 漀 椀渀瘀攀渀琀漀 渀漀 爀愀爀愀猀 瘀攀稀攀猀 搀 氀甀最愀爀 愀漀 琀攀洀漀爀 搀攀 焀甀攀 愀猀 ᰀ椠洀愀最攀渀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀ᴀ†漀挀甀瀀攀洀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 漀 攀猀瀀愀漀 愀渀琀攀猀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀  氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ Isso começa a se desenhar em 1894 – um ano antes de os irmãos Lumière realizarem, na França, a primeira sessão paga do cinematógrafo – quando Olavo Bilac, após assistir a fitas do recém-inventado kinetoscópio de Edison, se diz horrorizado ante a possibilidade de a máquina registrar "ad eternum" os gestos da mulher amada. A evocação nostálgica possibilitada pela memória – e traduzida pela arte – é, segundo o escritor, suplantada pela realidade fria tomada pela máquina e impressa em celuloide, o que torna o inventor um “criminoso de lesa-poesia”.਀伀猀 氀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 䈀椀氀愀挀 挀漀渀瘀椀瘀攀洀Ⰰ 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 挀漀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 洀愀椀猀 猀椀洀瀀琀椀挀漀猀 愀漀 洀攀搀椀甀洀⸀ 唀洀 搀攀氀攀猀  搀攀 䄀爀琀栀甀爀 䄀稀攀瘀攀搀漀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 搀椀渀洀椀挀漀 愀甀琀漀爀 搀攀 琀攀愀琀爀漀 挀洀椀挀漀ⴀ洀甀猀椀挀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀攀 搀椀愀氀漀最愀爀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀 漀 瘀愀爀椀愀搀漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀 ⠀焀甀攀 洀椀猀琀甀爀愀瘀愀 昀椀琀愀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 挀洀椀挀愀猀 攀 昀愀渀琀猀琀椀挀愀猀㬀 攀洀 戀爀愀渀挀漀 攀 瀀爀攀琀漀 漀甀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀⤀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀愀氀 搀椀氀漀最漀 渀漀  椀猀攀渀琀漀 搀攀 琀攀渀猀攀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 漀 愀昀 搀漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 搀攀 愀最爀愀搀愀爀 愀猀 瀀氀愀琀攀椀愀猀 挀栀漀挀愀瘀愀ⴀ猀攀 挀漀洀 猀甀愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 甀洀 琀攀愀琀爀漀 焀甀攀 愀 攀搀甀挀愀猀猀攀 攀猀琀攀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 ጀ†渀攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀琀最爀愀昀漀 爀攀挀攀戀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 挀爀琀椀挀愀猀 渀攀最愀琀椀瘀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀漀 琀攀愀琀爀漀 焀甀攀 瘀椀猀愀瘀愀 甀渀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 唀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀  䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀 䌀漀椀洀戀爀愀 ጀ†挀漀洀漀 䄀稀攀瘀攀搀漀Ⰰ 愀甀琀漀爀 搀攀  琀攀愀琀爀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 挀爀漀渀椀猀琀愀 搀攀 瀀爀攀猀琀最椀漀 ጀ†焀甀攀Ⰰ 渀甀洀愀 瀀攀爀猀瀀椀挀挀椀愀 瀀漀甀挀漀 挀漀洀甀洀  瀀漀挀愀Ⰰ 攀渀猀愀椀愀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 琀挀渀椀挀愀 焀甀攀 琀漀爀渀愀瘀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 挀椀渀攀洀愀琀最爀愀昀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 漀 愀樀甀搀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 瀀漀爀焀甀攀 漀 椀渀瘀攀渀琀漀 猀攀 琀漀爀渀愀瘀愀 琀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀⸀ Nesta comunicação, pretendo analisar os textos cronísticos a respeito do cinematógrafo publicados por esses três homens de letras entre 1894 e 1903, buscando compreender de que modo o invento concorreu para o questionamento, a redefinição e/ou a manutenção dos lugares que ocupavam na sociedade.਀倀攀猀焀甀椀猀愀 䘀椀渀愀渀挀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 䘀甀渀搀愀漀 搀攀 䄀洀瀀愀爀漀  倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 匀⸀倀⸀ ⠀䘀䄀倀䔀匀倀⤀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀