ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:393-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">393-1</td><td><b>Tereza Batista Cansada de Guerra: um mito feminino cujo molde é o cordel</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Clarissa Loureiro (FAINTIVISA - Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão) ; <u>Clarissa Loureiro </u> (FAINTIVISA - Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este artigo pretende discutir como Jorge Amado compõe um livro cuja estrutura assemelha-se a de um tecido de cordéis que se intercruzam para a construção de um mito feminino, elaborado a partir das faces: Tereza favo de Mel, Tereza Boa Briga, Tereza Medo, Tereza Não Tem Medo, Tereza Virgem do Cabaço Novo, Tereza Omolu, Tereza Bexiga Negra e Tereza Batista Cansada de Guerra. Cada Tereza mítica é analisada como uma interpretação saída de um causo de folheto. Por isso, cada capítulo é comparado a um capítulo-cordel, por possuir o formato desta literatura e a retomada de alguns de seus temas. A intenção do trabalho é se observar como cada capítulo da obra corrobora para a construção de um mito feminino, enquanto mensagem, formada a partir da interpretação de vários narradores, encontrados no livro, que se identificam com também leitores de cordel.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>