ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:400-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">400-1</td><td><b>FICÇÃO E HISTÓRIA EM PAISAGEM COM MULHER E MAR AO FUNDO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Daniela Aparecida da Costa </u> (UNESP/FCLAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO") </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Propõe-se um estudo das relações entre fato e ficção presentes no romance <i>Paisagem com mulher e mar ao fundo</i>, de 1982, da escritora portuguesa contemporânea Teolinda Gersão. Nessa obra, fatos históricos, como a ditadura salazarista, a guerra colonial, a Revolução dos Cravos e a problemática da identidade portuguesa, juntamente com os efeitos do peso da tradição cultural, são colocados em cena ao lado de um trabalho estético singular, que põe em xeque as estruturas preestabelecidas para o gênero romanesco. O intuito da comunicação a ser desenvolvida é o de mostrar que a ficcionalização dos fatos não segue o que dita o romance histórico tradicional, mas o histórico surge como uma violação da intimidade das personagens. Não é pano de fundo no romance, mas elemento responsável pelo embate do sujeito contra o mundo. Isso será explorado por meio da análise de várias passagens do romance, mostrando essa visão interiorizada das personagens frente à matéria histórica, com a consequente desconstrução de arquétipos, tão caros ao imaginário português, trata-se de uma <i>paisagem</i> em que fundo e figura se (con)fundem. No que se refere ao embasamento teórico, o trabalho tem apoio em textos consagrados sobre a obra e a autora em questão, como <i>O pacto primordial entre mulher e escrita</i>: Teolinda Gersão e a atual prosa feminina portuguesa, de Maria Heloísa Martins Dias, <i>Teolinda Gersão</i>: o processo de uma escrita, de Inês de Sousa e <i>O romance da resistência</i>, de Álvaro Cardoso Gomes, entre outros. Além desses estudos, para a análise dos aspectos da ficcionalização da história e da composição romanesca são de grande importância obras como: <i>Literatura e história</i>: o romance revolucionário de André Malraux, de Maria Teresa de Freitas, <i>Mitologia da saudade</i> e <i>Labirinto da saudade</i>, do ensaísta português Eduardo Lourenço, <i>O universo do romance</i> de Roland Bourneuf e Real Ouellet, <i>As vozes do romance</i>, de Oscar Tacca, entre outras obras que contribuam para a análise proposta. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>