XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:404-1


Oral (Tema Livre)
404-1As Benevolentes, de Jonathan Littell: o cruzamento entre ética e estética, na representação do Holocausto
Autores:Emília Amaral (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

Com data de publicação recente, 2006, o romance As Benevolentes tem recebido elogios e críticas, inserindo-se na polêmica da complexidade que envolve as possibilidades de representação do Holocausto: o paradigma do conjunto de violências que transformou o século XX no palco do desencanto em relação às grandes utopias do mundo ocidental. ਀ ऀ䴀攀甀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀Ⰰ 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ  搀椀猀挀甀琀椀爀 挀漀洀漀 愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 攀洀 焀甀攀 漀 爀漀洀愀渀挀攀 猀攀 愀渀挀漀爀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 焀甀攀猀琀攀猀 琀椀挀愀猀Ⰰ 攀 攀洀 焀甀攀 洀攀搀椀搀愀 漀 挀爀甀稀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀猀愀猀 椀渀猀琀渀挀椀愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 漀戀爀愀 焀甀攀 爀攀猀椀猀琀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀猀 爀攀搀甀挀椀漀渀椀猀琀愀猀 攀 琀攀渀搀攀渀挀椀漀猀愀猀Ⰰ 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 搀攀猀挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀 愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 琀攀砀琀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀愀椀猀 焀甀攀 攀氀攀 攀猀琀攀樀愀 琀漀 氀椀最愀搀漀 愀漀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 焀甀攀 焀甀愀猀攀 猀攀 挀漀渀昀甀渀搀愀 挀漀洀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 栀椀猀琀漀爀椀漀最爀昀椀挀漀⸀ Se é possível classificar o texto em questão como um ramo do romance histórico, em sua vertente pós-modernista, de metaficção historiográfica, sem dúvida ele não se esgota nessa classificação, já que desafia o leitor a decifrar outros elementos nos quais se alicerça, para, de acordo com palavras do autor, “examinar o mal desde dentro”.਀ ऀ䄀 椀渀瘀攀爀猀漀 搀漀 昀漀挀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀 ☀⌀㤀㐀㜀㈀㬀 甀猀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 昀椀最甀爀愀漀 搀漀 挀愀爀爀愀猀挀漀 渀愀稀椀猀琀愀 瀀漀爀 甀洀 攀猀挀爀椀琀漀爀 樀甀搀攀甀 ☀⌀㤀㐀㜀㈀㬀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 攀猀琀琀椀挀愀 昀甀渀搀愀渀琀攀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 攀猀戀愀爀爀愀爀 渀甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 琀椀挀漀㨀 瀀漀爀 焀甀攀 猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 渀漀 氀甀最愀爀 搀漀 瀀攀爀瀀攀琀爀愀搀漀爀 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀焀甀攀氀攀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀 猀 瘀琀椀洀愀猀㼀 䔀猀琀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀Ⰰ 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 瀀漀氀洀椀挀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 漀戀爀愀Ⰰ 猀攀 搀攀猀搀漀戀爀愀 渀漀 甀猀漀 搀攀 搀漀椀猀 搀漀猀 椀渀切洀攀爀漀猀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 焀甀攀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀洀㨀 愀 吀爀愀最搀椀愀 最爀攀最愀Ⰰ 爀攀氀椀搀愀 瀀攀氀漀 瘀椀猀 搀愀 瀀猀椀挀愀渀氀椀猀攀Ⰰ  攀 愀 攀爀漀琀椀稀愀漀 搀攀 挀攀渀愀猀 搀攀 洀漀爀琀攀 瀀漀爀 攀渀昀漀爀挀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 洀愀爀挀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 戀椀渀洀椀漀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀⼀挀爀甀攀氀搀愀搀攀⸀ A remissão à Tragédia traz à tona o problema da hibris, da desmedida, que pode ser interpretada à luz da reflexão de Freud, em O mal estar da cultura, como o “resto”, o que se recalca em nome da hipertrofia racionalista, e assim caracterizar Maximilian Aue, o protagonista de As Benevolentes, como uma alegoria da Alemanha nazista, em sua queda paradoxalmente apoiada na mais fina vivência cultural e artística. ਀ ऀ䌀漀洀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 漀戀爀愀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀猀琀愀Ⰰ 渀漀 栀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀洀 挀漀渀樀甀最愀爀 攀猀猀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 挀漀洀 愀焀甀攀氀愀 洀愀椀猀 洀漀搀攀爀渀愀Ⰰ 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀  氀椀渀栀愀最攀洀 搀攀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 匀愀搀攀 攀 䈀愀琀愀椀氀氀攀Ⰰ 攀猀琀攀 切氀琀椀洀漀 琀爀愀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 䨀漀渀愀琀栀愀渀 䰀椀琀琀攀氀氀Ⰰ 挀甀樀愀 昀椀砀愀漀 瀀攀氀愀 猀攀砀甀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 搀攀 挀爀甀攀氀搀愀搀攀 渀漀 搀攀椀砀愀 搀攀 攀猀琀愀爀 氀椀最愀搀愀  昀椀最甀爀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 爀漀洀愀渀挀攀㨀 猀攀甀 渀愀爀爀愀搀漀爀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 攀渀琀爀攀 搀甀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀㨀 愀 搀攀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 甀洀愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 漀 椀渀攀砀瀀氀椀挀瘀攀氀 攀 愀 搀攀 爀攀挀漀氀漀挀愀爀 愀猀 挀攀渀愀猀 搀攀 戀愀爀戀爀椀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 愀氀最甀洀 焀甀攀 昀攀稀 瀀愀爀琀攀 搀攀氀愀猀 攀 焀甀攀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀ⴀ猀攀 搀攀渀琀爀漀Ⰰ 攀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀挀洀漀搀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 挀漀洀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀瀀攀琀爀愀搀漀爀 攀 渀漀 挀漀洀漀 瘀琀椀洀愀Ⰰ 搀漀 椀渀昀攀爀渀漀⸀ A obra, assim, me parece um conjunto coeso, em que a questão ética está indissoluvelmente ligada às escolhas estéticas do autor, não podendo, portanto, ser lida à revelia dessas escolhas, que me parecem mais preocupadas em problematizar o mal que parece estar se perpetuando ao longo do século XXI a espetacularizar o sofrimento dos judeus durante a Shoá.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀