ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:405-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">405-1</td><td><b>MEMORIA DA RESISTENCIA ANTIFRANQUISTA EM MAQUIS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maria de Fatima Alves de Oliveira Marcari </u> (UNESP - UNESP Universidade Estadual Paulista) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Após publicar alguns romances experimentalistas, o escritor valenciano Alfons Cervera passou a dedicar-se ao tema da recuperação da memória histórica da pós-guerra espanhola, privilegiando o ponto de vista dos perdedores da Guerra Civil (1936-1939). Dentre suas obras, destaca-se a chamada trilogia da memória, composta pelos livros El color del crepúsculo (1995), Maquis (1997), La noche inmóvil (1999). A trilogia reconstitui a vida dos habitantes de Los Yesares, nome fictício atribuído ao povoado de Gestalgar, terra natal do escritor, em Valência. Maquis, romance objeto de nosso trabalho, centra seu relato na fase da resistência armada ao regime ditatorial imposto pelo general Francisco Franco, entre o fim da Guerra Civil e os primeiros anos da década de cinquenta. Por meio de uma narrativa descontínua composta por microrrelatos, o romance descreve o penoso cotidiano dos habitantes do povoado - marcado pela repressão, a violência e o medo -, e a vida dos guerrilheiros, os maquis, que sobrevivem nas montanhas, sempre perseguidos pela guarda civil. A instância narrativa se subdivide em uma multiplicidade de vozes que se complementam, formando uma espécie de identidade coletiva da enunciação. Nessa reconstrução de uma memória coletiva, destaca-se o papel desempenhado pelas mulheres, principais vítimas da barbárie fascista, que dedicam lealdade incondicional aos esposos guerrilheiros. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>