ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:416-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">416-1</td><td><b>INTELECTUAIS, MINORIAS E O ESPAÇO PÚBLICO NA OBRA DE D. PEDRO CASALDÁLIGA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Henrique Roriz Aarestrup Alves </u> (UNEMAT - Universidade do Estado do Mato GrossoUNEMAT - Universidade do Estado do Mato GrossoUNEMAT - Universidade do Estado do Mato GrossoUNEMAT - Universidade do Estado do Mato Grosso) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Na poesia de Dom Pedro Casaldáliga, poeta residente em São Félix do Araguaia, pode-se perceber uma forte preocupação referente ao processo de aculturação e à situação dos indígenas do Mato Grosso e Amazônia, além de outros excluídos socialmente presentes nessas regiões. Vozes de intelectuais se anunciam em suas obras poéticas, que estabelecem um contato com essa problemática do indígena de forma a apontar também para a questão relacional entre intelectuais e grupos de excluídos. Nessa relação, os intelectuais, em contato com as minorias, elaboram idéias sobre o seu próprio papel na sociedade  (pós-)moderna . Esse reflexo obtido no  espelho dos excluídos transmite às instâncias intelectuais uma imagem de si própria. Nesse processo, fica também problematizada a questão do espaço público do intelectual, já que se encontra, hoje, altamente reduzido pelas estratégias de controle da mídia e do próprio sistema capitalista. Dessa forma, a poesia de Casaldáliga, juntamente com suas outras produções culturais e ações enquanto religioso, parece apontar para um conceito de "espaço público" próximo daquele proferido por Habermas em sua obra "Mudança estrutural da esfera pública", em que haveria a possibilidade de debates e embates entre diferentes atores sociais, acompanhados atentamente por uma "opinião pública" mais crítica. Dessa maneira, o intelectual e poeta D. Pedro Casaldáliga buscaria amplificar as vozes de intelectuais e minorias para que não fossem mais tão solapadas pelo turbilhão de discursos alienantes que circulam na sociedade brasileira contemporânea.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>