XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:426-1


Oral (Tema Livre)
426-1Monstros projetados
Autores:Mauri Previde (FCLAR - Unesp Araraquara)

Resumo

Em literatura encontramos uma gama de espécies de monstruosidades, ligadas ou não às noções de crime e de pecado. Os monstros se fazem presente desde as mais variadas mitologias de performance oral, e mesmo no florescimento da literatura escrita (lembremos o Ciclope na Odisséia), até as obras mais atuais da literatura e do cinema.਀倀爀漀瀀漀洀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 漀 攀猀琀甀搀漀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀漀 搀攀 搀甀愀猀 昀椀最甀爀愀猀 洀漀渀猀琀爀甀漀猀愀猀㨀 愀 挀爀椀愀琀甀爀愀 搀攀 䘀爀愀渀欀攀渀猀琀攀椀渀Ⰰ 搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 搀攀 䴀愀爀礀 匀栀攀氀氀攀礀Ⰰ 攀 儀甀愀猀椀洀漀搀漀Ⰰ 瀀漀瀀甀氀愀爀洀攀渀琀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 ∀漀 挀漀爀挀甀渀搀愀 搀攀 一漀琀爀攀 䐀愀洀攀∀Ⰰ 搀漀 爀漀洀愀渀挀攀 搀攀 嘀椀挀琀漀爀 䠀甀最漀⸀ O primeiro "monstro" tem uma suposta origem pecaminosa, resumida basicamente na atitude de seu criador, o Dr. Frankenstein, emular Deus. Neste primeiro caso cabe ressaltar o percurso histórico dessa criatura que, por sinal, furtou o nome de seu criador (hordiernamente, quando dizemos Frankenstein, apenas os leitores de Mary Shelley sabem tratar-se do médico cientista, e propriamente da criatura, como muitos acreditam), assim como este, o "Moderno Prometeu", roubou a centelha da vida para infundi-la à criatura. Assim, podemos indagar se tal percurso faz parte da construção de um mito moderno e em que termos ela se dá.਀䌀漀洀 爀攀氀愀漀 愀 儀甀愀猀洀漀搀漀Ⰰ 攀猀琀攀  甀洀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 挀漀洀漀 琀愀氀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 匀甀愀 搀攀昀漀爀洀椀搀愀搀攀 昀猀椀挀愀 漀 氀攀瘀愀 愀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 洀漀渀猀琀爀漀Ⰰ 洀甀椀琀漀 攀洀戀漀爀愀 琀攀渀栀愀 甀洀愀 愀氀洀愀 愀渀最攀氀椀挀愀氀⸀ 䠀 焀甀攀 猀攀 椀渀搀愀最愀爀Ⰰ 愀焀甀椀Ⰰ 愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 攀 攀猀猀渀挀椀愀⸀ O que há de comum entre a criatura de Frankenstein e Quasímodo? Em linhas gerais, o primeiro representa a corrupção do "bom selvagem". Também possuidor de uma boa índole e carente de compreensão humana, ele se torna um assassino e o perseguidor contumaz de seu criador. O segundo, assim como o primeiro, são relegados aos escaninhos da teratologia por mera questão de aparência.਀䐀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 栀漀爀爀漀爀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 愀洀戀漀猀⸀ 一漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀攀爀挀漀爀爀攀爀 瀀漀爀 攀猀琀愀猀 猀攀渀搀愀猀 瀀愀爀愀Ⰰ 愀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀洀漀猀 攀猀琀愀 攀猀琀琀椀挀愀 ⠀瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 昀猀椀挀愀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⤀  渀漀漀 挀爀椀猀琀 搀攀 瀀攀挀愀搀漀 ⴀ 渀漀 挀愀猀漀 搀攀 儀甀愀猀洀漀搀漀 爀攀猀甀洀椀搀漀Ⰰ 瀀爀椀洀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 愀戀愀渀搀漀渀漀 攀洀 瀀氀攀渀漀 䐀漀洀椀渀最漀 搀攀 倀猀挀漀愀 ⠀猀椀渀琀漀洀琀椀挀愀 攀 渀漀 最爀愀琀甀椀琀愀洀攀渀琀攀⤀ ⴀ 攀 猀 渀漀攀猀 搀攀 挀爀椀洀攀 攀 瀀攀挀愀搀漀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀愀 挀爀椀愀琀甀爀愀 搀攀 䘀爀愀渀欀攀渀猀琀攀椀渀⸀ 倀漀爀 搀攀爀爀愀搀攀椀爀漀Ⰰ 攀猀琀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀砀椀漀氀最椀挀漀猀 ⴀ 挀爀椀洀攀 攀 瀀攀挀愀搀漀 ⴀ 渀漀 栀漀 焀甀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 爀攀氀愀漀 搀攀 挀愀甀猀愀 攀 攀昀攀椀琀漀 挀漀洀 漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 攀猀琀琀椀挀漀 ⴀ 洀漀渀猀琀爀甀漀猀椀搀愀搀攀⸀ 䠀 焀甀攀 猀攀 椀渀焀甀椀爀椀爀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 攀渀琀爀攀 甀渀猀 攀 漀甀琀爀漀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀